Ação #278
Fase #273: 2. SELEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS EDUCACIONAIS
Entrega #274: 2.1. Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas
2.1.4. Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
100%
Histórico
#1 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há aproximadamente 7 anos
- Título alterado de 2.1.4 Divulgar as metodologias educacionais a serem implementadas para 2.1.4. Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
- Data prevista ajustado para 20/12/2020
- Situação alterado de A FAZER para FAZENDO
- Atribuído para ajustado para ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO
- % Terminado alterado de 0 para 10
#2 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há aproximadamente 7 anos
- Arquivo Slide7.JPG Ver adicionado
- Arquivo metologias novas cursos.docx adicionado
- Arquivo O ENSINO HÍBRIDO COMBINA AMBIENTES.docx adicionado
- Arquivo senated cristiane temas.docx adicionado
NOTA1: Esta ação é contínua, uma vez que esta sensibilização decorre pelo fato de que os contatos com os cursos, por meio de seus interlocutores ocorre continuamente. À medida que as abordagens orientam para a melhoria dos PPCs por exemplo, ocorre a sensibilização de que para uma melhoria qualitativa de determinado cursos, essa ação precede de revisão das metodologias no processo de ensino e aprendizagem. Logo, ocorre essa mediação com os cursos.
NOTA2: O projeto irá criar espaços para esta ação. Exemplo: Criação de um site próprio do projeto (a ter início na primeira semana de maio/18). Outras ações serão implantadas para esta ação.
NOTA3: Em 15 de maio de 2018, ocorrerá o Evento II Mesa Redonda - Metodologias no Ensino superior. como sendo a segunda edição, demonstra-se que esta ação já teve início e decorre no projeto.
1 - II Mesa Redonda
2 - Levantamento de novas metodologias ativas de ensino (Senated).
#3 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo 1. Relato Telepresença Web e Video Conf_AntBatista.pdf adicionado
- % Terminado alterado de 10 para 50
2.1.4. Sensibilizar_EVID_1
14/08/18:
TÍTULO:
Relato sobre o uso de VIDEOCONFERÊNCIAS_Ens.superior
DESCRIÇÃO:
Foi elaborado relato visando esclarecer e fornecer o referencial técnico-pedagógico básico referente à aplicabilidade das tecnologias “VideoConferência”, “WebConferência” e “Telepresença Imersiva” na Universidade Federal do Cariri – UFCA. Referente embasamento atende à consulta da Gestão da PROEN, com vista ao conhecimento do potencial pedagógico dessas tecnologias e possível utilização destas nos Cursos de Graduação da UFCA, bem como em outras atividades afins que podem ser compatíveis técnica e pedagogicamente. Foram feitas consultas com a UFSM/RS para esta metodologia.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Relato Telepresença Web e Video Conf_AntBatista
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.1 Definir e conceituar os tipos de metodologias educacionais;
1.1.2. Apresentar estudos sobre a metodologia Ead na UFCA;
1.1.7. Efetivação de parcerias institucionais para implantação da Ead na UFCA
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais;
2.1.5 Divulgar as metodologias educacionais a serem implementadas.
#4 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Apresentação_PIBID_UFCA_NAP.pdf adicionado
- Arquivo IMG_20180314_112820067.jpg Ver adicionado
- Arquivo IMG_20180314_115322617.jpg Ver adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_2
14/08/18:
TÍTULO:
PIBID
DESCRIÇÃO:
O PIBID é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo é incentivar à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública, através da aproximação significativa das instituições de ensino superior (IES) com a escola de educação básica. Os participantes deste programa são alunos dos cursos de licenciatura que, inseridos no dia-a-dia das escolas da rede pública, ampliam as possibilidades de inserção na realidade escolar, participando de experiências relacionadas às práticas docentes que possam transpor obstáculos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem (SCHUNEMANN et al., 2012). “O PIBID possibilita a visão a novos horizontes. Nos faz conhecer a prática, a realidade escolar das escolas, o que faz com que refletimos na prática escolar e construímos métodos e práticas que melhor venham atender as necessidades dos alunos (pibidiano do curso de Ciências Biológicas). Desta forma, o PE-10, por meio de seu líder apoiou a adesão da UFCA no referido programa, com fins de promover que os atores do mesmo (licenciandos bolsistas) para que se tornem aptos para atuar nas escolas da rede pública de educação, afim de serem capazes de fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação. O programa visa ainda proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Apresentação do PIBID;
4. fotos PIBID 2018
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#5 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Edital Residentes e Preceptores Residencia 25-06-2018.pdf adicionado
- Arquivo IMG_20180314_113058344.jpg Ver adicionado
- Arquivo IMG_20180314_113115077.jpg Ver adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_3
14/08/18:
TÍTULO:
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
DESCRIÇÃO:
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Tem como um dos objetivos: Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias. A experimentação, a reflexão sobre a prática e o ajuste de metodologias de ensino sob a supervisão de professores experientes são imprescindíveis para a formação de um professor criativo, motivado e capaz de criar novas soluções para os diferentes problemas que surgem no dia-a-dia da escola. Desta forma, o PE-10, por meio de seu líder apoiou a adesão da UFCA no referido programa, com fins de promover que os atores do mesmo (preceptores e residentes tornem-se aptos para atuar nas escolas da rede pública de educação da região do Cariri, a partir dos objetivos do programa e do Projeto
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Fotos do evento;
2. Edital seleção
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#6 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Apresenta UAB_Biblio_Adm_2018 (1).jpeg Ver adicionado
- Arquivo Apresenta UAB_Biblio_Adm_2018 (7).jpeg Ver adicionado
- Arquivo Apresenta UAB_Biblio_Adm_2018 (10).jpeg Ver adicionado
- Arquivo Apresenta UAB_Biblio_Adm_2018 (20).jpeg Ver adicionado
- Arquivo IMG_20180315_101248202.jpg Ver adicionado
- Arquivo Edital nº 5_2018_UAB.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_4
14/08/18:
TÍTULO:
UAB_2018 (REUNIÃO COM CURSOS BIBLIO E ADM)
DESCRIÇÃO:
O Sistema UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Edital CAPES 05/18.Chamada para articulação de cursos superiores na modalidade EaD no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil – Objetivo do Edital UAB apresentado: Selecionar propostas das Instituições Públicas de Ensino Superior integrantes do Programa Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB para a oferta de cursos superiores na modalidade a distância.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Fotos do evento
2. Edital UAB 2018
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#7 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Apresenta PE-10_REDMINE-PROPLAN__02_FEV_18_toinho.pdf adicionado
- Arquivo pe9-273-1.pdf adicionado
- Arquivo PE10.jpg Ver adicionado
- Arquivo pei ufcaredmine.jpg Ver adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_5
14/08/18:
TÍTULO:
APRESENTA PE-10_PROPLAN_02_FEV_2018
DESCRIÇÃO:
Encontro – PROPLAN. 02/02/18. Projeto: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (EAD – PE-10) e NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – NAP. Reestruturação para Redmine. Apresentação: Antonio Batista de Lima Filho – Lider. OBJETIVO: Tratar da atualização do EAP do projeto Estratégico "Metodologias e Tecnologias Educacionais (Ead). PE-10. Revisão de fases, entregas e ações e prazos de entregas.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Apresentação do Encontro
2. Documento do projeto
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#8 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Apresenta_PE-10_REITORIA__09_abr_18_final.pdf adicionado
- Arquivo pe9-284.pdf adicionado
- Arquivo pe9-421.pdf adicionado
- Arquivo pe9-421-1.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_6
14/08/18:
TÍTULO:
APRESENTA_PE-10_REITORIA_09_ABR_2018 FINAL
DESCRIÇÃO:
Reitoria UFCA/Multiuso, 09/04/18. Projeto: METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (EAD – PE-10). Apresentação: Antonio Batista de Lima Filho – Lider. Objetivos: Breve apresentação; O Projeto no RedMine – Público; Ações/atividades e Apoios; Encaminhamentos.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Apresentação;
2. Documentos do projeto
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#9 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo WhatsApp Image 2018-05-15 at 09.37.58 (2).jpeg Ver adicionado
- Arquivo Fotos II Mesa Redonda 15_mai_18 (1).jpg Ver adicionado
- Arquivo fotosVÍDEO_II_MESARED_15_mai_18 (11).jpg Ver adicionado
- Arquivo fotosVÍDEO_II_MESARED_15_mai_18 (16).jpg Ver adicionado
- Arquivo Certif_II MESA RED_maio18_palest_ Reginal.pdf adicionado
- Arquivo Encaminhamentos_ Relato_II_Mesa_Redonda_15_mai_18.pdf adicionado
- Arquivo PDFMailer1387.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_7
14/08/18:
TÍTULO:
II MESA REDONDA METODOLOGIAS_15_05_2018
DESCRIÇÃO:
Evento: Diálogos sobre Ensino e Aprendizagem. “II Mesa Redonda METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (EAD – PE-10). Parceria: NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO – NAP. 15/05/18. Miniauditório UFCA. METODOLOGIA EDUCACIONAIS NA UFCA. A busca da promoção de metodologias educacionais adequadas no ensino superior, mais especificamente na UFCA, sustenta-se no alinhamento, consolidação e criação de cursos em consonância com as inovações tecnológicas, bem como propiciar a comunicação entre os cursos ativos da Instituição, na perspectiva de alinhar suas propostas pedagógicas numa visão de inovação metodológica de ensino, com qualidade e responsabilidade. Teremos, então os seguintes temas: 1. "Experiência de EaD através do ensino com vídeo-aulas". Prof. Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira – IISCA; 2. "Formação para Docência no Ensino Superior a Distância". Profa. Cristiane Mendes Netto – UNIVALE (VÍDEO); 3. "Educação a Distância e Metodologias do Ensino Superior". Prof. Rodrigo Lacerda Carvalho - IFE.; 4. "Experiências iniciais de EaD no IFE". Prof. Reginaldo Ferreira Domingos - IFE.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Relatório final e encaminhamentos do evento;
2. Fotos do evento
3. Certificados do evento
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#10 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo CAPA PROJEOT PILOTO EAD IFE.jpg Ver adicionado
- Arquivo Graficos_EAD - IFE - Interdisciplinar LI.jpg Ver adicionado
- Arquivo Graficos_EAD - IFE - Matemática.JPG Ver adicionado
- Arquivo IMG_20180124_124932006.jpg Ver adicionado
- Arquivo IMG_20180124_124956087_HDR.jpg Ver adicionado
- Arquivo IMG-20180124-WA0002.jpg Ver adicionado
- Arquivo Slide1.JPG Ver adicionado
- Arquivo Slide4.JPG Ver adicionado
- Arquivo Graficos_Apresenta EAD - IFE - 27_11_17.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_8
14/08/18:
TÍTULO:
EAD – PROJETO PILOTO IFE - REUNIÃO 30 NOV 2017
DESCRIÇÃO:
Projeto piloto de oferta de disciplinas em Ead na UFCA. Curso de Licenciatura Interdisciplinar 1º ciclo – UFCA, disciplina de Informática Educativa. Prof. Reginaldo Domingos. Em execução.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Capa e slides do Projeto
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#11 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo Apresenta EAD - Planejamento Anual_Reitoria_15_06_18.pdf adicionado
- Arquivo Texto e-mail encaminha Planejamento.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_9
14/08/18:
TÍTULO:
PLANEJAMENTO EAD_PLANO PLURIANUAL EAD UFCA
DESCRIÇÃO:
Em trabalho conjunto com o (Toinho e Carla) do NAP, com o apoio do PE-10, foi elaborado o Planejamento Plurianual para a Educação a Distância da UFCA. Referido plano prevê ações para o período 2018 a 2022. Este trabalho teve origem em 2015 e engloba várias experiências, pesquisas e parcerias, culminando com essa proposta conjunta. Tem como objetivo, aliar o que já foi produzido na área da modalidade Ead até o momento, com o diálogo, discussões entre o NAP, o Projeto Estratégico do PDI, o próprio PDI/PPI e trabalhos/eventos já realizados. Portanto, tanto o NAP, quanto o Projeto ficaram à disposição para implementação do planejamento plurianual proposto, certos da contribuição fortemente a este avanço em termos de ensino, aprendizagem e novas metodologias na nossa Universidade, conscientes que o mesmo pode e deve ser alvo de discussões e proposições mais amplas e participativas da comunidade acadêmica. Está em aguardo de retorno pela PROEN para envio à PROPLAN, e demais instâncias.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Apresentação Planejamento Plurianual – Ead. 2018-2022 – UFCA
2. Texto
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#12 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo parceria foto UFPR 2017.jpg Ver adicionado
- Arquivo CRONOGRAMA.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_10
14/08/18:
TÍTULO:
CURSO: ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EAD
DESCRIÇÃO:
Em parceria com a UFPR, com participação direta da PROGEP, foi ofertada a capcitação de docentes e servidores. Com o Curso de Organização Pedagógica da Ead, abriu-se a oportunidade de capacitação de docentes a trabalharem com a Ead, junto aos diversos cursos de graduação. Essa parceria com a UFPR culmina com outras ações, dentre essas a elaboração de materiais (resoluções, regimentos, etc) para a futura constituição de um NEAD na UFCA. Esta capacitação visou possibilitar a ambientação na plataforma Moddle da UFPR, similar a da existente na UFCA, porém sem uso regulamentar ou costumeiro por parte dos docentes e discentes nos diversos cursos/estruturas curriculares.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
2 - 2.1 Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas;
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino;
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#13 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo PPC ENG. CIVIL_Final 20-03-18 metodologias de ensino.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_11
14/08/18:
TÍTULO:
ATUALIZAÇÃO PPC ENGENHARIA _ METODOLOGIAS
DESCRIÇÃO:
O PPC do curso de engenharia, dentre outros, foi atualizado a partir de proposta do seu NDE. O NAP, realiza a revisão e orientações de suas melhorias qualitativas no campo pedagógico. Neste e em outros PPCs há um espaço dedicado à análise das metodologias de ensino e aprendizagem propostas no projeto e estas são alvos de revisão e, caso na visão dos pedagogos estas estejam obsoletas ou inadequadas, são orientados à atualização das mesmas. Análise das metodologias propostas e acompanhamento pelo NAP da UFCA.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
B - 2.1 Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas;
1.1.4 Identificar as metodologias educacionais trabalhadas no momento na UFCA;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#14 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo parceria foto UFPR 2017.jpg Ver adicionado
- Arquivo Slide1.JPG Ver adicionado
- Arquivo Slide2.JPG Ver adicionado
- Arquivo 4. Resolução UFPR Nº 28normasAPERFESPEC EAD.pdf adicionado
- Arquivo TEXTOS SOBRE O NOVO DECRETO 9.057 EAD.pdf adicionado
2.1.4. Sensibilizar_EVID_12
14/08/18:
TÍTULO:
CONSTITUIÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UFCA
DESCRIÇÃO:
O Projeto, desde sua implantação, vem desenvolvendo estudos e pesquisas no cenário da modalidade Ead no Brasil e no mundo, tendo como referenciais as Universidades Federais Brasileiras. A partir desta realidade, situou o atual cenário em que se encontra a UFCA com relação a essa modalidade e sua institucionalização. A partir disso vem realizando diversas ações, com o objetivo, além de regulamentar a Ead na IES, implantar mecanismos legais dessa institucionalização, tais como: Previsão no PDI/PPI, Estatuto, Regimento, Regulamento Graduação, Estruturas curriculares. Para isto deverá resultar na criação do Núcleo de Educação a Distância - NEAD ou organismo similar que ficará responsável pelas ações nessa área. Dentre estas: Acompanhamentos, creditação da Ead nas matrizes curriculares, apoio aos NDEs e coordenadores de cursos, monitoramento, avaliação, capacitação de docentes, monitores, tutores, conteudistas, apoio tecnológico e logístico à Ead.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA
1.1.2. Apresentar estudos sobre a metodologia Ead na UFCA;
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais;
#15 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 5 anos
- % Terminado alterado de 50 para 60
#16 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há aproximadamente 5 anos
- Situação alterado de FAZENDO para FEITO
- % Terminado alterado de 60 para 100