Entrega #274
Fase #273: 2. SELEÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS EDUCACIONAIS
2.1. Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas
100%
PLOA: R$0,00
Subtarefas
Histórico
#1 Atualizado por Jeniffer Nadae há mais de 7 anos
- Título alterado de 2.1 Criação e implantação de mecanismos para ampliação e integração do planejamento, elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações e resultados entre as áreas acadêmicas; 3-Elaboração e implantação de processos unificados e/ou padronizados d para 2.1 Criação e implantação de mecanismos para ampliação e integração do planejamento, elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações e resultados entre as áreas acadêmicas
#2 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há aproximadamente 7 anos
- Título alterado de 2.1 Criação e implantação de mecanismos para ampliação e integração do planejamento, elaboração, execução, acompanhamento e avaliação de ações e resultados entre as áreas acadêmicas para 2.1. Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas
- Situação alterado de A FAZER para FAZENDO
- Atribuído para ajustado para ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO
#3 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há quase 7 anos
Nota 3: Planejamento Plurianual EAD
O Núcleo de Apoio Pedagógico - NAP da UFCA em parceria com o PE-10 da UFCA, sob a orientação da PRÓ-REITORIA DE ENSINO, apresentou PLANEJAMENTO PLURIANUAL PARA AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFCA, no período de 2018 à 2022.
Referido planejamento leva em consideração toda a gama de discussões, projetos, ações e eventos relacionados à EAD até então realizados na UFCA e a necessidade de firmação de um compromisso formal/institucional.
Tem por objetivo nortear as ações nessa modalidade, levando-se em consideração todos os avanços e entraves a esta realização pela UFCA.
O presente PLANEJAMENTO também considera que é necessário definir, com precisão, a INTENÇÃO DA GESTÃO SUPERIOR DA UFCA quanto a essa metodologia de ensino e aprendizagem, firmando passos e garantindo a intencionalidade prevista no PDI e PPI da Instituição, não se constituindo em mecanismo de pressão ou exigência, mas de cooperação entre os atores envolvidos e prevendo-se um planejamento mínimo que pode ser objeto de requisição por parte de instâncias superiores em tempo futuro.
O Planejamento Plurianual da Ead está em fase de análise pela PROEN que terá como etapa posterior a apresentação à Gesto Superior da UFCA, que definirá como e em que prioridades se da´ra a execução do planejado, podendo haver modificações do planejamento aqui contido. Arquivos anexos que comprovam a ação: Apresentação em power point e Planilha em excel. 03/07/2018.
#4 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há quase 7 anos
Anexação de documentos da nota 3. 03/07/18
#5 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo parceria foto UFPR 2017.jpg Ver adicionado
- Arquivo CRONOGRAMA.pdf adicionado
Nota2.1.Entrega2_Plano EVID1
14/08/18:
TÍTULO:
CURSO: ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA NA EAD
DESCRIÇÃO:
Em parceria com a UFPR, com participação direta da PROGEP, foi ofertada a capcitação de docentes e servidores. Com o Curso de Organização Pedagógica da Ead, abriu-se a oportunidade de capacitação de docentes a trabalharem com a Ead, junto aos diversos cursos de graduação. Essa parceria com a UFPR culmina com outras ações, dentre essas a elaboração de materiais (resoluções, regimentos, etc) para a futura constituição de um NEAD na UFCA. Esta capacitação visou possibilitar a ambientação na plataforma Moddle da UFPR, similar a da existente na UFCA, porém sem uso regulamentar ou costumeiro por parte dos docentes e discentes nos diversos cursos/estruturas curriculares.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1 - Projeto do Curso EAD/UFPR
2 - Telas Moodles: UFPR e UFCA
3 - Foto Parceria.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
2 - 2.1 Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas;
1.1.3 Realizar eventos acadêmicos sobre metodologias de ensino;
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA;
2.1.3 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#6 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há mais de 6 anos
- Arquivo PPC ENG. CIVIL_Final 20-03-18 metodologias de ensino.pdf adicionado
Nota2.1.Entrega2_Plano EVID2
14/08/18:
TÍTULO:
ATUALIZAÇÃO PPC ENGENHARIA _ METODOLOGIAS
DESCRIÇÃO:
O PPC do curso de engenharia, dentre outros, foi atualizado a partir de proposta do seu NDE. O NAP, realiza a revisão e orientações de suas melhorias qualitativas no campo pedagógico. Neste e em outros PPCs há um espaço dedicado à análise das metodologias de ensino e aprendizagem propostas no projeto e estas são alvos de revisão e, caso na visão dos pedagogos estas estejam obsoletas ou inadequadas, são orientados à atualização das mesmas. Análise das metodologias propostas e acompanhamento pelo NAP da UFCA.
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
B - 2.1 Plano de Implementação, acompanhamento e avaliação das metodologias educacionais propostas;
1.1.4 Identificar as metodologias educacionais trabalhadas no momento na UFCA;
2.1.4 Sensibilizar a comunidade acadêmica do uso de novas metodologias educacionais
#9 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há aproximadamente 5 anos
Reestimativa dos esforços do projeto.
#10 Atualizado por CGPP Proplan há aproximadamente 5 anos
- Esforço alterado de 0 para 65
#12 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO há quase 5 anos
- Arquivo Levantamento CURSOS E PPCs METODOLOGIAS DE ENSINO. Atualizado abr 2020.xlsx adicionado
- Situação alterado de FAZENDO para FEITO
Nesta ação e com base em levantamento em todos os cursos de graduação ativos na UFCA, foi elaborada uma Planilha que anteriormente já havia sido elaborada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico. O NAP realizou a atualização desta planilha.
Referido relatório está constante nesta ação e na entrega 1.1.
Esta planilha demonstra a atualização das principais metologias de aprendizagem pelos cursos ativos. Essas disposições de utilização das mesmas, encontram-se elencadas em cada PPC de cada curso.
A partir deste levantamento foi realizada pesquisa explorátória na Internet e por meio de colaborações de Professor da URCA que disponibilizou extenso material para uma mostra de metodologias na atualidade. Por meio de benchmarking foi construído um documento, relatando essas metodologias, inclusive contemplando questões relativas ao ensino remoto. Cita-se que o relato é pesquisa na internet em site especializado.