Projeto

Geral

Perfil

Fase #280

3. AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO

Adicionado por FERNANDO SIQUEIRA DE CASTRO quase 8 anos atrás. Atualizado mais de 4 anos atrás.

Situação:
FEITO
Prioridade:
Normal
Início:
01/04/2016
Data prevista:
20/12/2020
% Terminado:

100%


CensoABED respostas TOINHO.pdf (175 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 20/09/2018 10:44 h

CENSO ABED TELA.jpg Ver (287 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 20/09/2018 10:44 h

Pesquisa PE-10 Prograd NDEs cursos - Formulários Google AVALIAÇÃO final.pdf (187 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 09/10/2020 14:00 h

10-PGP-UFCA - Termo de Encerramento do Projeto PE-10_Antonio_Batista. 10.12.2020.pdf (252 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 10/12/2020 11:02 h

10-PGP-UFCA_-_Termo_de_Encerramento_do_Projeto_PE-10_Antonio_Batista._10.12.2020_assinado DIG.pdf (301 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 10/12/2020 13:46 h

10-PGP-UFCA_-_Termo_de_Encerramento_do_Projeto_PE-10_Antonio_Batista._10.12.2020 C ANEXOS.pdf (867 KB) ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO, 10/12/2020 13:46 h

420

Subtarefas

Entrega #281: 3.1. Apresentar relatório acerca da utilização da metodologia Ead na UFCA e de outras implementadas pelos NDE'sFEITOANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO

Ação #282: 3.1.1. Criar mecanismos de avaliação temporal da implementação das metodologias educacionaisFEITOANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO

Ação #283: 3.1.2. Realizar a avaliação das metodologias educacionais implementadasFEITOANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO

Ação #284: 3.1.3. Elaborar relatório de implementação das novas metodologias educacionaisFEITOANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO

Histórico

#1 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOmais de 7 anos

  • Título alterado de 3.AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO para 3. AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
  • Atribuído para ajustado para ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHO

#2 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOaproximadamente 7 anos

NOTA1: A avaliação do projeto se divide em três ações, culminando com o os dados para o Relatório Final do projeto.

#3 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOmais de 6 anos

  • Situação alterado de A FAZER para FAZENDO

#4 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOmais de 6 anos

420

Nota_3.0_Pai_AVALIAÇÃO

14/08/18:
TÍTULO:
CENSO ABED 2018

DESCRIÇÃO:
O líder do projeto participou do Censo ABED 2017, com resposta a formulário on line da associação. Referido trabalho é importante para situar a UFCA no âmbito nacional, Censo ABED.

DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS:
1. Questionário ABED 2017
2. Oferta de EAD_Cursos_UFCA_2018_15_fev

DOCUMENTOS/EVIDÊNCIAS CONTIDOS EM:
1.1.2. Apresentar estudos sobre a metodologia Ead na UFCA;
2.1.1. Constituição do Núcleo de Educação a Distância da UFCA
3. Pai

#6 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOmais de 4 anos

Pesquisa Projeto Estratégico PE-10“METODOLOGIAS E TECNOLOGIASEDUCACIONAIS (EAD)” PDI/UFCA.
Com vistas à avaliação do projeto PE-10 e sua finalização enquanto estratégia junto aos Projetos da UFCA, o líder elaborou criteriosamente uma pesquisa em formato de questionário on line, conforme descrito a seguir e a aplicou.
O projeto estratégico “METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS (EaD)” que integra o portfólio de Projetos Estratégicos do PDI da UFCA, tem como objetivo promover o uso de melhores práticas educacionais, por meio da qualificação docente em métodos ativos de ensino e no uso de tecnologias educacionais apropriadas, visando a melhoria de qualidade na formação acadêmica e a autonomia dos estudantes.
Constitui-se ainda na iniciativa em nível estratégico que envolve a elaboração de um modelo de educação a distância para a UFCA. O projeto passou a compor o PDI em abril de 2016. Teve suas fases, entregas e ações atualizadas ainda naquele ano. Tem encerramento em dezembro de 2020 e para essa entrega final, o líder dessa estratégia, em parceria com a Prograd, elaborou a presente pesquisa que comporá o seu relatório final.
Conheça o PE-10:
Esta pesquisa contempla todos os 25 cursos de graduação ativos da UFCA e será de grande relevância à finalização do PE-10 e para o planejamento da PROGRAD e seus dois núcleos: Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) e Núcleo de Educação a Distância (NEAD) que, por sua vez poderão contribuir com a atualização do PDI na dimensão das estratégias acadêmicas da UFCA. Podem responder a essa pesquisa o Presidente ou membro do NDE. A pesquisa foi encaminhada on line via google forms aos Presidentes/Membro dos NDE/Coordenadores(es) Curso, informando que: Caso o NDE ainda não foi criado ou está desativado, solicitamos à Coordenação do curso o seu preenchimento.
Os resultados dessa pesquisa serão consolidados quantitativa e qualitativamente e comporão o relatório final do projeto estratégico a ser postado no redmine/Proplan.
A pesquisa constou de três partes.
I – Quanto ao Núcleo Docente Estruturante – NDE do curso
II – Quanto às Metodologias Ativas de Aprendizagem com uso ou em planejamento de uso pelos docentes e curso
III – Quanto à Educação a Distância (EaD) presente no PPC ou em planejamento de inserção na Matriz Curricular do curso.

Ao final da aplicação, o líder do Projeto verificou NÃO haver respostas, inviabilizando a consolidação das informações, portanto a avaliação do projeto, nesse formato a qual se constatou inviabilizada.

Nesse sentido e por não haver as condições necessárias de contatos presenciais junto ao público-alvo da pesquisa, o LIDER dá por encerrado o Projeto PE-10.
Registra que o isolamento social, provocado pela COVID-19, implica na impossibilidade de avaliação in loco das ações.
Informa que as ações ocorreram efetivamente, produzindo o resultado almejado pelo PROJETO e que Projeto nesse sentido poderá, a critério da UFCA, ser replicado e as avaliações dessa etapa, realizadas e registradas a contento.
Fica o registro.
Juazeiro do Norte-CE, 09 de outubro de 2020.
Registra-se, a pesquisa em PDF.

#7 Atualizado por ANTONIO BATISTA DE LIMA FILHO FILHOmais de 4 anos

TERMO DE ENCERRAMENTO DO PROJETO - TEP. Em 10 de dezembro de 2020.**
Relato Sobre o Desempenho do Projeto (CGPP)
Desempenho satisfatório com uma base documentação, referencial e de evidências das entregas com fortes componentes executivos.
Justificativa da NÃO ENTREGA DA AVALIAÇÃO DO PROJETO
O líder do projeto promoveu e tem evidenciados diversos eventos que contribuíram à avaliação das ações desenvolvidas pelo Projeto. As entregas foram cumpridas, chegando-se a fase de avaliação com plenas condições de esta ser efetivada. No entanto, a pandemia Convid-19, desencadeou uma série de medidas necessárias à segurança das pessoas. Dentre estas o isolamento social e a não presencialidade das pessoas envolvidas no projeto na comunidade. Esta calamidade social provocou o distanciamento social, prejudicando o contato para a realização da avaliação como planejada pelo líder do projeto. Com vistas a essa realidade, o projeto elaborou uma Pesquisa Avaliativa bem estruturada e utilizou para a coleta dos dados a internet e que formatariam a base para as avaliações quali-quantitativas, junto a todos os 25 cursos de graduação da UFCA. Esse pesquisa foi enviada via Google Docs (on line), cujas respostas também seriam coletadas e registradas nessa modalidade. Observou-se que não houve respondentes à pesquisa, fato que inviabilizou a consolidação e análises das respostas e conclusões avaliativas.
Conforme discutido em reunião de alinhamento com a Proplan e, mediante a realidade demonstrada com base em todas as entregas efetivadas e na dificuldade da avaliação do projeto, de acordo com as razões já citadas, foram listadas as 2(duas) estratégias discutidas para projeto, tendo em vista o seu encerramento: 1. Encerrar o projeto com ressalvas, colocando avaliação e o monitoramento das metodologias como um demanda futura, e registrando a justificativa dessa não execução no Termo de Encerramento do Projeto (TEP); 2. Realizar um novo envio do questionário avaliativo para os Cursos e NDEs, solicitando suporte da gestão da Pró-reitoria de Graduação para sensibilizar os envolvidos, e articular o maior número de respostas.
Tendo em vista o atual cenário de incertezas, inseguranças e envolvimento de todas as equipes com os períodos letivos, dentre outros, o líder do projeto, decide pela estratégia 1: Encerramento do Projeto com a ressalva da não entrega integral da avaliação. Abrindo a possibilidade de essa não entrega se reverter em novo projeto e até com novos líderes. Deste modo, dou por encerrado este projeto, reforçando o seu êxito enquanto estratégia de desenvolvimento da ação institucional da UFCA. Antonio Batista de Lima Filho.

#9 Atualizado por CGPP Proplanmais de 4 anos

  • Situação alterado de FAZENDO para FEITO

Exportar para Atom PDF